APRESENTAÇÃO

A Editora UFOP, criada em 1989 junto ao Setor de Comunicação, Imprensa e Editoração da Universidade, tem no seu histórico tanto a publicação de textos acadêmicos, marcados por uma reflexão rigorosa e produzidos através da crítica do conhecimento estabelecido, quanto de textos literários. Está alinhada, desde a sua fundação, a políticas acadêmicas da Universidade Federal de Ouro Preto nos domínios da Extensão, da Pesquisa e do Ensino. Além disso, tem no horizonte de seu trabalho a união entre tradição e inovação, buscando difundir obras através de mídias tradicionais e inovadoras.

Valoriza-se a produção de obras autorais da comunidade ufopiana, bem como a publicação de coletâneas voltadas para a produção de professores e pesquisadores da casa e de outras instituições.

Desde 2014, em parceria com o Repositório Institucional da UFOP, a Editora adotou a Política de Acesso Livre à Informação, valorizando a divulgação gratuita e irrestrita de toda a sua produção a partir da publicação de livros eletrônicos disponíveis para download.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Os principais objetivos da Editora são:

◆  Difundir conhecimento por meio do livro e da leitura, privilegiando a qualidade de conteúdo e forma.

◆  Reunir tradição e inovação, sendo assim, inclui-se entre nossos objetivos a difusão de obras através de mídias tradicionais e inovadoras.

◆  Dar visibilidade à produção científica, acadêmica e cultural da Universidade Federal de Ouro Preto e da comunidade profissional e universitária em geral.

◆  Contribuir para ampliar o acesso público e gratuito de obras relevantes para a ampliação da inserção da universidade na sociedade.